Contribua! Com um pouco, você ajuda MUITO! Clique Aqui

Trabalho de Pesquisa


No período de 2000 a 2004, a LUMEN desenvolveu um arrojado trabalho de pesquisa em parceria com o UNICEF e com o Instituto Padovan, na área de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiências neuro-motoras visando desenvolver e ampliar suas capacidades. A pesquisa focou na aplicação do método de Reorganização Neurológica - Reorganização Neurofuncional - Método Padovan.


A fonoaudióloga brasileira Dra. Beatriz Padovan, com base nos estudos e pesquisas do médico neurocirurgião americano Dr. Temple Fay e seus colaboradores Doman e Delacato, desenvolveu o Método de Reorganização Neurofuncional - Método Padovan.


O método parte da premissa de que a ontogênese (desenvolvimento do indivíduo desde a infância até a idade adulta) reproduz a filogênese (evolução da espécie). Isso significa que o desenvolvimento motor do ser humano parte da posição horizontal e evolui até ficar em pé e andar. Essa evolução gradual como rolar, rastejar, engatinhar e andar é inerente e análoga em todas as crianças, em todas as partes do mundo.


As crianças com lesões cerebrais têm essa evolução comprometida e o método busca treiná-las na execução, mesmo passiva, desses movimentos, de uma maneira cadenciada e estimulante, com resultados muito animadores. O método Padovan também propicia a estimulação das funções reflexo-vegetativas (respiração, sucção, mastigação e deglutição) que são funções pré-linguísticas, ou seja, funções que preparam a neuromusculatura para possibilitar a articulação dos fonemas, das palavras e da fala.


Resultados obtidos com a aplicação do método na LUMEN A fim de verificar a eficácia do método de Reorganização Neurofuncional, foram selecionados dez indivíduos com deficiências neuro-motora e/ou mental que foram submetidos à aplicação prática do método, por um período de 18 meses.


Os participantes submeteram-se, no início e no final do tratamento, à anamnese (histórico que vai desde os sintomas iniciais até o momento da observação clínica, realizada com base nas informações relatadas pelo paciente) e às avaliações fonoaudiológica, psiquiátrica, neurológica e psicológica realizadas por profissionais especializados. A evolução clínica foi registrada individualmente em filmes e através de relatórios mensais, que estão disponíveis para consulta dos interessados.


Ao final dos 18 meses de aplicação do método, os resultados e avanços foram significativos nas seguintes funções:

  • Equilíbrio estático e dinâmico (postura, mobilidade e coordenação motora)
  • Controle de esfíncteres (controle da micção e defecação)
  • Visão (fixação, atenção, percepção, descriminação e memória visual)
  • Capacidade manual
  • Coordenação Viso-manual motora
  • Respiração
  • Alimentação
  • Linguagem
  • Comportamento (menor agressividade, controle emocional, noção temporo-espacial)

Atualmente, utilizamos o método de Reabilitação Neurofuncional - Método Padovan regularmente na instituição, não mais como metodologia a ser avaliada, mas como tratamento básico para o desenvolvimento das capacidades neuro-motoras.