Contribua! Com um pouco, você ajuda MUITO! Clique Aqui

Áreas de Atendimento

Com o objetivo de propiciar o desenvolvimento físico e mental das pessoas com deficiências neuro-motoras, a LUMEN disponibiliza os seguintes atendimentos especializados:


Psicopedagogia

Estratégia de ajuda que se situa na fronteira da psicologia e da pedagogia. Engloba as habilidades cognitivas, perceptivas, motoras, linguísticas e os fatores emocionais que se inter-relacionam com o processo de aprendizagem.


Terapia ocupacional

O objetivo é desenvolver a coordenação visomotora, a coordenação motora fina, AVD (Atividade Vida Diária) e AVP (Atividade de Vida Prática).


Fisioterapia

Atendimento individual, segundo os preceitos do Método Neuro Evolutivo Bobath, visando o desenvolvimento do tônus muscular, equilíbrio estático, dinâmico e postural.

Nessa área precisamos muito do seu apoio financeiro e de recurso humano Clique Aqui


Psicologia

O objetivo é propiciar a compreensão e o desenvolvimento do indivíduo dentro de uma visão global, nas seguintes áreas de atendimento: ludoterapia, psicoterapia e orientação familiar.


Fonoaudiologia

Trata tanto a comunicação quanto a alimentação (disfagia). Com relação à comunicação, tem objetivo de desenvolver a linguagem (oral e escrita), voz e fala, utilizando diversas abordagens, considerando o potencial e a necessidade de cada paciente. Em relação ao indivíduo disfágico, o objetivo é fazer com que ele possa se alimentar da maneira mais próxima do normal e, para tanto, se faz uso de manobras adequadas para cada caso.

Nessa área precisamos muito do seu apoio financeiro e de recurso humano Clique Aqui


Reorganização Neurofuncional - Método Padovan

Trata-se de uma linha terapêutica que consiste em refazer e recapitular as fases do desenvolvimento dos movimentos do ser humano, que são sumariamente importantes na definição da organização neurológica. A finalidade é estimular e desenvolver a capacidade de indivíduos com deficiências físicas e/ou mentais, AVC, distúrbios de aprendizagem e lesões cerebrais, visando a melhoria da qualidade de vida do indivíduo.

Nessa área precisamos muito do seu apoio financeiro e de recurso humano Clique Aqui


Oficina pedagógica

Trabalho de sondagem de habilidades e estímulo à manifestação artística dos entes especiais. Tais atividades proporcionam oportunidades de conhecer e experimentar técnicas de artesanato e uso de equipamentos e ferramentas de fácil manuseio, além de instrumentalizar profissionalmente genitores e/ou familiares.


Curso de alfabetização integrativa

Tem como objetivo proporcionar aos profissionais da área de educação e demais profissionais afins uma nova perspectiva com relação à Educação Especial, bem como desenvolver programas que possibilitem a alfabetização de indivíduos especiais.


Jiu Jitsu

O projeto visa à implementação da inclusão social de pessoas com deficiência através do jiu-jitsu (que significa arte suave). Temos como objetivo melhorar as condições físicas (neuro- motoras e mentais) e sociais, bem como criar e proporcionar oportunidades à adolescentes / jovens que apresentam deficiência intelectual e que encontram-se em situação de vulnerabilidade social. Acreditamos que através do convívio com os princípios do esporte, estes adolescentes / jovens consigam incorporar valores importantes para sua formação, bem como auxiliando-os em sua integração e socialização.

Nessa área precisamos muito do seu apoio financeiro e de recurso humano Clique Aqui