Inclusão Social
Está provado que a diversidade humana, quando devidamente valorizada, produz relações positivas de amizade, respeito mútuo, convivência positiva e aprendizado, em que todos saem ganhando. Por isso é tão importante que governo e sociedade promovam a inclusão social.
A metodologia de ação da LUMEN, no que concerne aos indivíduos deficientes e especiais, considera necessário o desenvolvimento da autoestima e da autonomia para garantir o direito participativo e torná-los emancipados e aptos a serem os protagonistas de suas próprias inclusões sociais.
Para que os indivíduos deficientes e especiais tornem-se atores inclusivos, a LUMEN se propõe a prepará-los dentro de diversas áreas de atendimento, sempre visando um trabalho holístico e multidisciplinar.
O trabalho na entidade parte das necessidades dos usuários, considerando suas condições socioeconômicas e culturais. É necessário levar em conta a forma como ele está inserido na comunidade, a partir de suas vivências e experiências, ou seja, identificando suas competências pessoais.
A finalidade é o resgate da autoestima, a aquisição do conceito de cidadania, o desenvolvimento da autonomia com perspectiva de geração de renda através da capacitação e instrumentalização para o mundo do trabalho, bem como para o empreendimento solidário.
Atualmente, utilizamos o método de Reabilitação Neurofuncional - Método Padovan regularmente na instituição, não mais como metodologia a ser avaliada, mas como tratamento básico para o desenvolvimento das capacidades neuro-motoras.